APÓS ATAQUES A EMBAIXADAS, GRÉCIA DETONA BOMBA EM AEROPORTO

Dois pacotes com explosivos foram detonados nesta terça-feira (2) no aeroporto de Atenas, na Grécia. O país entrou em estado de alerta após explosões de bomba nas embaixadas da Suíça e da Rússia. Outros artefatos foram enviados às missões da Bulgária, Alemanha e Chile

Segundo uma autoridade grega citada anonimamente pela agência Reuters, os dois pacotes bombas, detonados pela polícia, estavam endereçados à Europol, e ao Tribunal de Justiça da União Europeia.

No segundo dia da onda de envio de explosivos contra embaixadas, as autoridades tentam detectar novas remessas de bomba, e orientaram diplomatas e transportadoras para que informem sobre qualquer suspeita.

Na manhã desta terça-feira, um pacote bomba de pouca potência explodiu na Embaixada da Suíça e, pouco mais de uma hora depois, outra caixa explodiu na Embaixada da Rússia, sem registro de feridos.

Outros três pacotes suspeitos, dirigidos às embaixadas de Bulgária, Alemanha e Chile, foram interceptados e detonados com segurança pela polícia.

Nervosismo tomou conta da cidade
Durante três horas, o nervosismo tomou conta da capital grega devido às diversas ligações de cidadãos que denunciavam a presença de pacotes suspeitos. O trânsito no centro de Atenas e na região norte da cidade teve que ser interrompido para não atrapalhar as investigações.

A unidade antiterrorista estava em estado de alerta máxima desde o meio-dia desta segunda-feira (1º), quando aconteceu a primeira explosão de um pacote destinado à embaixada mexicana, que feriu uma empregada de uma transportadora em Atenas. 
 
A prisão de dois jovens armados de 22 e 24 anos facilitou a intercepção de outros três pacotes, destinados às embaixadas da Bélgica, Holanda e França.
Guerrilhas urbanas ganharam força com a crise
Um dos dois rapazes presos era procurado há um ano pela polícia por sua suposta participação na organização Núcleos da Conspiração do Fogo, criada em 2008.

Em julho de 2009, o grupo cometeu atentado contra o consulado do Chile na cidade de Salônica. Desde sua criação, a organização já fez cerca de 30 atentados com bombas de gás contra gabinetes políticos, igrejas, delegacias e agências bancárias.
Depois da desarticulação das duas principais organizações terroristas gregas, a 17 de novembro e a Luta Revolucionária Popular, no início da década, a nova geração se dispersou em guerrilhas urbanas.
Tais organizações ganharam impulso após as manifestações de dezembro de 2008, quando um adolescente foi morto por um policial.

fonte/R7
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog