TEMPORAL INSTAURA O CAOS EM MANAUS

O forte temporal ocorrido ontem à tarde causou a queda de mais de 20 árvores, muitas delas interditando as vias públicas e atingindo a fiação elétrica, causando interrupção do fornecimento de energia em 50% da capital, segundo estimativa da Amazonas Energia. Dezenas de casas e bares foram destelhados. Dois carros foram atingidos pela fiação elétrica e incendiaram. Houve transtorno no trânsito em várias zonas da cidade e na Zona Oeste foi registrada chuva de granizo.

O bairro de Flores, na Zona Centro Sul da cidade, foi um dos mais atingidos. Na Rodoviária, uma parte da fachada que cobre o telhado desabou. Vários outdoors e uma árvore, no outro lado da rua, também caíram com a força do vento. Mais adiante, na avenida Nilton Lins, no Aeroclube de Manaus, os estragos foram bem maiores: dois hangares tiveram as telhas completamente arrancadas pela ação da chuva, o do Aeroclube e da JVC Aerotáxi. Duas aeronaves tombaram. A coluna de sustentação do telhado do estacionamento ruiu e seis carros foram atingidos. Entre eles, um Ford Ka azul, placas NOJ-3403, e uma picape Frontier preta, placas JVN-5611.


O diretor do Aeroclube, Cassiano Ouroso, acredita que houve uma espécie de fenômeno, como um tornado, devido à velocidade do vento no local. “Os prejuízos nossos são incalculáveis. Felizmente, foram só danos materiais. Há cinco anos tivemos um episódio como esse, que destruiu um helicóptero, mas não com toda essa violência. Acredito que tenha sido uma espécie de tornado”, afirmou.

Os fortes ventos da tempestade ocorrida na tarde de ontem também fez trepidar e quebrou o vidro de uma das portas de entrada do Amazonas Shopping, com acesso pela avenida Darcy Vargas. O fato ocorreu por volta das 15h45, sendo a área imediatamente isolada pela equipe de segurança e prevenções do shopping. O toldo que cobria uma parte do acesso de pedestres do estacionamento para um outra entrada do empreendimento também foi rasgado com pela força do vento. De acordo com a assessoria de imprensa do centro comercial, ninguém se feriu ou se machucou. Mas os visitantes relataram que houve tumulto no local.

Houve apagão de vários sinais de trânsito da cidade, como de trechos das avenidas Djalma Batista, Constantino Nery e Umberto Calderaro Filho, prejudicando o tráfego que ficou completamente parado nesses locais. De acordo com o Instituto Municipal de Trânsito (ManausTrans) todas as equipes foram para as ruas para ajudar a liberar o fluxo de veículos.

Veículos e bares ficam destruídos
Na avenida Central, no bairro Ajuricaba, na Zona Oeste, cabos da rede de alta tensão romperam durante o vendaval e atingiram dois veículos. Os carros incendiaram e ficaram totalmente destruídos. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

De acordo com moradores da rua, os cabos se romperam após serem atingidos por telhas arrancadas pelo vento. Funcionários da Eletrobras Amazonas Energia trabalharam na recuperação da rede após a liberação da área pelo Corpo de Bombeiros. O local ficou sem energia por mais de uma hora. Na avenida do Turismo, também na Zona Oeste, o vento derrubou árvores e destruiu as coberturas dos bares Toc Toc, Tom Biz e Flor de Lis. Até as 18h, os funcionários dos estabelecimentos trabalhavam na remoção dos escombros.

fonte/foto/ACritica
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog