FALÊNCIA DA TAP AGRAVA-SE AO RITMO DE MEIO MILHÃO DE EUROS POR DIA

Perdas financeiras acumuladas Este relatório da Parpública permite também conhecer dados sobre as contas semestrais da TAP que a transportadora não divulgou no comunicado sobre os resultados. Assim, e além dos prejuízos de 28 milhões no ramo de Manutenção e de 12 milhões na Groundforce, a TAP somou a isto "um resultado financeiro negativo" de 21 milhões de euros, fruto do "impacto do custo de financiamento", diz a Parpública. Mais: A transportadora perdeu 18,9 milhões no semestre com as "diferenças de câmbio desfavoráveis" e conta ainda com "processos laborais a decorrer relativos à subsidiária TAP Manutenção e Engenharia Brasil com possibilidade de perda provável no montante de 29 milhões de euros", diz a Parpública.

No início de Agosto, o i escreveu que a situação de falência técnica da empresa não parava de se agravar, e que a administração de Fernando Pinto pediu ao Estado uma injecção de 300 milhões de euros na empresa. Na mesma altura, o ministério das Obras Públicas, numa carta citada pelo i, assumia a urgência em recapitalizar a empresa - ainda que António Mendonça, ministro com a tutela, tenha convocado uma conferência para referir que o termo "urgência", utilizado pelo seu ministério na carta, era "exagerado". Agora, com os capitais próprios negativos a saltar de 204 milhões para 306,8 milhões, talvez a urgência já possa ser um termo usado para falar da TAP.

Vender 10% da EDP Segundo o relatório, a Parpública fechou o semestre com prejuízos de 104 milhões de euros, valor que compara com 218 milhões de lucro no mesmo período de 2009. As perdas da TAP e a queda das acções da EDP - que levou a uma perda potencial de 158 milhões de euros nas contas - foram as razões apontadas pela Parpública para esta evolução. Nota final para a semi-revelação presente no relatório: o governo deverá vender até ao final do ano "cerca de 7% do capital da Galp e aproximadamente 10% do capital da EDP" - o governo tinha apenas anunciado que iria vender até 10% da EDP.

fonte/IOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog