CAMPEONATO PAULISTA DE BALONISMO COMEÇA NESTE SÁBADO EM JACAREÍ



Jacareí ficará mais colorida a partir de amanhã. Neste sábado (4), a partir das 16h,  começa oficialmente o 7º Campeonato Paulista de Balonismo, evento idealizado pela Prefeitura de Jacareí e realizado pela Federação Paulista de Balonismo, com apoio da Confederação Brasileira da modalidade. O primeiro voo do torneio sairá do campo de futebol do bairro Jardim Santa Maria, que fica na rua Inês Michaela Silva e Souza, na esquina com a rua Carlos Drummond de Andrade.


Pilotos - Para o campeonato, estarão em Jacareí alguns dos melhores pilotos do Brasil. No total, de 12 a 15 pilotos vão disputar o Paulista na cidade, entre eles o heptacampão brasileiro Rubens Kalousdian, o pentacampeão brasileiro Fábio Passos e o bicampeão brasileiro Lupércio Lima.

“Além de bicampeão brasileiro, o Lupércio foi o melhor piloto do país no último Mundial de Balonismo, em 2008, na Áustria, com a décima colocação. Essa foi a melhor colocação de um brasileiro em mundiais”, afirmou Brites, diretor de prova da Federação Paulista de Balonismo.

'Tiro ao alvo' - Segundo os organizadores, as provas do Paulista são de extrema precisão e as regras devem variar de acordo com a velocidade do vento no horário das largadas. Algumas das provas possíveis são as de alvo declarado pelo juiz, alvo declarado pelo piloto, máxima distância, mínima distância, voo dentro de uma figura geométrica, entre outras.

Os 'alvos', de acordo com o diretor, são escolhidos após levantamento prévio e divulgados momentos antes das provas. Entre os locais escolhidos para alvo estão centro de campos de futebol, centro de praças ou o encontro entre duas ruas. Nesses locais, a federação colocará duas faixas em cruz, de 10m por 50cm cada uma, e o centro dessa cruz é o local a partir do qual se fará a medição das distâncias alcançadas pelos pilotos.

“Temos uma equipe de medição que acompanha as provas e que cuida da segurança nos locais demarcados. Do alto, os pilotos devem lançar um saquinho de 70g com uma faixa de nylon como cauda, medindo 1,7m por 10cm. Esse saquinho, jogado a uma velocidade baixa, não causa dano a ninguém, caso eventualmente não atinja o alvo. A segurança é nossa principal preocupação”, disse Leonel, afirmando, ainda, que o balonismo é o mais seguro de todos esportes aéreos.

Atrações - Para quem quiser conferir bem de perto os balões no solo, no dia 6 (segunda-feira) também haverá a “Night Glow”, uma apresentação noturna às 20h, no campo de futebol do Jardim Santa Maria, quando os pilotos farão uma demonstração em terra de como se faz para inflar os balões.

No dia 7 (terça-feira), para encerrar o campeonato, haverá a “Prova da Chave”, na qual os pilotos tentarão pegar uma grande chave de plástico que ficará no topo da caixa d'água que fica próxima à Fundação Cultural José Maria de Abreu, na região central da cidade. O piloto que conseguir a façanha receberá uma moto 0 km da V3 Multimarcas.

O evento, idealizado pela Prefeitura de Jacareí, é patrocinado pela empresa JTU Transporte Urbano, por meio da Life (Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte).

Trânsito - Durante os dias do campeonato a rua Orlando Felipe Bonano, entre as ruas Mario Guerra e Dimas V. Rodrigues, próxima à igreja do Santa Maria, ficará interditada a partir das 15h para estacionamento de veículos de emergência, segurança e autoridades.
fonte/PMJacareí
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog