PERU COMPRA 8 HELICÓPTEROS RUSSOS PARA COMBATER NARCOTRÁFICO

LIMA (Reuters) - O Peru informou nesta sexta-feira que comprará oito helicópteros da empresa russa Rosoboronexport por 108 milhões de dólares. O país usará as aeronaves para reforçar sua luta contra os remanescentes da guerrilha que atuam na aliança com o narcotráfico na região da floresta peruana.

O Peru comprará seis helicópteros de transporte e dois de combate, os quais destinará à região do VRAE, um dos redutos do grupo guerrilheiro Sendero Luminoso e de maior produção de folha de coca no país andino.

"Os dois helicópteros de combate serão entregues no fim deste ano, enquanto os de transporte chegarão antes de julho de 2011", disse em comunicado o ministro da Defesa, Rafael Rey.

Ele explicou que a compra será feita graças ao vizinho Chile, que cedeu ao Peru a opção de cota preferencial de aquisição de cinco helicópteros.

O governo do presidente Alan García lançou uma ofensiva nas localidades onde a guerrilha opera na tentativa de conter a retomada da violência, porém em mais de um ano o saldo é de 50 militares e policiais mortos em confrontos ou ataques rebeldes.

Além disso, a polícia e funcionários antidrogas recomeçaram em janeiro um programa de redução dos cultivos da folha de coca. O Peru é um dos maiores produtores e exportadores de cocaína do mundo.
O país sul-americano enfrentou nas décadas de 1980 e 1990 uma sangrenta luta contra a guerrilha do Sendero Luminoso, na qual morreram ou desapareceram 69 mil pessoas, segundo dados oficiais.

fonte/Reuters
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog