MAU TEMPO CANCELA 40% DOS VOOS NO AEROPORTO DE CAXIAS DO SUL

Enquanto a novela para a definição da área do novo aeroporto regional da Serra não chega ao fim, os problemas para a chegada e decolagem de voos no aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, permanecem. Com o início da época mais fria do ano, as dificuldades se agravam. Em maio, quase 40% dos embarques ou desembarques programados para o terminal do bairro Salgado Filho foram cancelados. Cerca de quatro mil pessoas precisaram ir a Porto Alegre, o maior número em pelo menos três anos.

A condição climática continua sendo a causa do fechamento. Maio foi marcado por muitos dias de neblina e nevoeiro, principais impeditivos para a utilização do aeroporto. O VOR e o NDB, equipamentos instalados no Hugo Cantergiani para auxiliar na navegação aérea em condições meteorológicas adversas, estão longe de resolver as pendências do terminal caxiense.

De acordo com o administrador do Hugo Cantergiani, José Henrique Elustondo, a quase totalidade dos casos de fechamento não seriam evitadas nem com a instalação de equipamentos mais modernos, como os do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

— Em 90% dos casos, em Caxias ocorre aquilo que chamamos de "teto colado", com quase zero de visibilidade. Existem equipamentos que possibilitem esse pouso, mas nenhum aeroporto no Brasil tem — explica.

Enquanto a nova área não é definida, a estrutura do terminal de passageiros está recebendo melhorias. Com término previsto para março de 2011, a ampliação de 400 metros quadrados no espaço físico prevê o aumento das salas de embarque e desembarque, climatização do prédio e a colocação de uma cobertura no lado de fora.



fonte/ PioneiroRs/PorthusJúnior

Comentários

Obrigado Roberto pelo seu email.
Estive em Outubro último em São Paulo e fiz um voo num Tupi do Aeroclube desde Campo de Marte até Biritiba Mirim SDIH e regresso. Foi um voo maravilhoso que pude gravar em video e que publiquei no blog:
Terceira Dimensão - Voo São Paulo
Terceira Dimensão - Voo Biritiba Mirim
Fiquei impressionado com a imensidão de São Paulo ...
Abraço online,
Duarte Fernandes Pinto

Postagens mais visitadas deste blog