MAIS DETALHES DO INCIDENTE COM AVIÃO DA TRIP EM IPATINGA, MINAS GERAIS





DA REDAÇÃO – Um avião modelo ATR 12 ficou descontrolado ao pousar às 10h30 desta segunda-feira (28), no aeroporto da Usiminas, em Santana do Paraíso. Ele vinha de Guarulhos, no interior paulista e, após tocar na pista, seguiu em alta velocidade, indo parar três quilômetros adiante do aeroporto. Estavam a bordo 47 pessoas, mas felizmente ninguém ficou ferido. A garotinha Isabela MatosTakahashi, 9 anos e seu pai Hiroshi, que estiveram na África do Sul desfrutando promoção de uma rede de fast-food, também estavam no vôo.

Em função do problema, cujas causas ainda não foram identificadas, o avião sofreu pequenos danos no trem de pouso, segundo a companhia aérea. Um passageiro disse que uma hélice também foi danificada. Em nota, a Trip Linhas Aéreas informou que o caso será investigado pela empresa. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também deve emitir um laudo sobre as possíveis causas do acidente nos próximos dias.
Conforme os funcionários do aeroporto, no horário do pouso as condições de tempo eram boas e havia visibilidade da pista. Como a pista não foi obstruída, o aeroporto continuou operando normalmente durante toda esta segunda-feira.

Depoimentos
Dois passageiros do vôo aceitaram conversar com a reportagem do jornal VALE DO AÇO desde que não tivessem o nome, a profissão e a idade publicados. Eles contaram que ninguém se desesperou no momento do acidente. “O vôo em si foi tranqüilo. Mas percebi algo diferente quando fizemos escala no aeroporto de Cumbica, porque observei que um mecânico fazia manutenção no turbo hélice esquerdo do avião”, disse um dos homens.

O outro passageiro, que nunca esteve na cidade de Ipatinga e não conhecia a região do aeroporto, relatou que imaginou que algo grave fosse acontecer. “Na hora do pouso a aeronave disparou como se fosse decolar novamente. Aí o piloto virou o avião para o lado direito e entrou para o meio do mato. Fiquei muito assustado, esperando o avião bater em alguma coisa. Felizmente, ele só bateu em cerca e em colonião. Mas a nuvem de fumaça vermelha que subiu, por conta da terra, foi o que me deixou mais assustado”, recordou, realçando que muitos passageiros, que estavam com máquinas digitais e aparelhos celulares, registraram o acidente. A bagagem dos passageiros só foi liberada após o meio-dia.

Vôo para Vitória
O acidente implicou num atraso de quase duas horas para quem pretendia seguir com destino à cidade de Vitória (ES). O aposentado Sebastião Marciano, de 70 anos, iria embarcar no vôo para a capital capixaba e viu o momento em que o avião passou direto na pista de pouso. “Não sou acostumado a ver aviões pousarem. A primeira vez que entrei num avião foi na última sexta-feira (25), para vir visitar meus parentes aqui em Ipatinga. Hoje, às 10h45, estava marcado o meu retorno, mas o avião passou direto e o vôo atrasou. Fico pensando: eu custei para tomar coragem de andar de avião, e agora que resolvi passear acontece uma coisas dessas. Graças a Deus eu ainda não estava lá dentro”, desabafou.

Usiminas
A Usiminas também enviou uma nota informando que a siderúrgica, juntamente com a H&S (empresa responsável pela operação do aeroporto), deu acompanhamento e apoio à Trip nos trabalhos de manutenção e remoção da aeronave até o aeroporto, após o acidente. No entanto, até a noite dessa segunda-feira, a aeronave permanecia no local onde parou, no meio do mato.
fonte/foto/JornalValeDoAço
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog