FORMAÇÃO DE GELO NAS ROLLS´ROYCE TRENT

{{de|Triebwerk des Airbus A380 eine Rolls-Royc...Image via Wikipedia

O órgão regulatório europeu identificou outro potencial incidente de congelamento de motores, envolvendo um A330 com motores Rolls-Royce, e já recomendou medidas de precaução focadas em melhorar a não formação de gelo nos motores.

Durante a decolagem, o motor direito do A330 (cuja empresa não foi revelada) sofreu uma perda temporária de potência, disparando um alarme de "estol do motor", que logo desapareceu. 

As investigações mostraram que o fluxo de combustível para o motor estava restringida, mas também descobriu-se que o motor esquerdo sofreu queda similar, logo a seguir. A falha no esquerdo não foi suficientemente grande para disparar os alarmes e só foi detectada na análise posterior.

No momento do acontecido, os pilotos seguiram o procedimento padrão e, poucos instantes depois os motores já operavam normalmente, seguindo o vôo como planejado.

E daí? Pois bem, a EASA acredita que a interrupção parcial do fluxo de combustível foi causada pela formação de gelo; e esse tipo de acontecimento está brilhando nos radares do órgão desde o incidente com um 777 da British Airways, em janeiro de 2008, que perdeu os dois motores e fez um pouso forçado em Heathrow. 

Problemas com gelo nos motores Trent também são suspeitos de uma perda de motor de um 777 da Delta e uma arremetida de um A330 da Etihad Airways.  

fonte/JetSite
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