MARINHA CONFIRMA RESGATE DE 64 PESSOAS DO NAVIO-ESCOLA CONCORDIA QUE NAUFRAGOU NO LITORAL DO RIO DE JANEIRO


Veleiro atracado no Porto de Natal, Rio Grande do Norte. foto Roberto Fantinel

Todas as 64 pessoas que estavam no veleiro Concordia que naufragou na tarde de ontem (18) a cerca de 300 milhas náuticas (aproximadamente 550 km) do litoral do Rio de Janeiro já foram resgatadas. O navio-escola canadense, que pertencente ao "West Island College Internacional", estava realizando a travessia de Recife (PE) para Montevidéu, no Uruguai.
O Comando do Primeiro Distrito Naval, do Rio de Janeiro, não informou o local exato do naufrágio, a nacionalidade das vítimas, nem tampouco em que condições de saúde elas se encontram.
Segundo a assessoria da embaixada brasileira no Canadá, localizada na cidade de Ottawa, em Ontario, 47 dos 64 ocupantes do barco são estudantes internacionais. A princípio, havia sido divulgado que todos eram canadenses, mas, de acordo com a embaixada, eles são de diversos países -Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Japão e Reino Unido. Segundo as informações,  entre os estudantes resgatados estão universitários, alunos do ensino médio e integrantes da tripulação.
Em nota divulgada, a instituição de ensino canadense afirma que está em constante contato com as forças de emergência brasileiras. A nota ainda diz que os familiares das vítimas do naufrágio contarão com toda a assistência necessária para garantir que os ocupantes do veleiro sejam adequadamente atendidos e repatriados com segurança o antes possível. O UOL Notícias segue tentando contato com a escola para obter mais informações sobre as vítimas.
A Fragata Constituição da Marinha Brasileira, que leva uma aeronave a bordo, deve chegar ao ponto do naufrágio às 13h de hoje. Navios mercantes que navegam naquela área marítima também estão seguindo para participar da operação.
Segundo um dos tripulantes resgatado, durante a travessia, a embarcação enfrentou fortes ventos antes de naufragar.

Marinha informa que por volta das 17h de ontem (18) solicitou à FAB (Força Aérea Brasileira) que uma aeronave investigasse a emissão de um sinal de emergência acionado pelo navio. Por volta das 20h, a aeronave localizou uma balsa salva-vidas com pessoas nas proximidades do local onde foi detectada aquela emissão.
De acordo com o itinerário publicado no site da escola canadense, o veleiro partiu de Lunenburg, no Canadá, no dia 7 de setembro de 2009. Segundo as informações, o navio-escola parou em Portugal, Irlanda, França, Malta, Turquia, Tunísia, Marrocos e Senegal, antes de chegar ao Recife, no dia 20 de janeiro de 2010.
A data prevista para o início do segundo semestre letivo era o dia 6 de fevereiro, quando o veleiro saiu do Recife em direção à cidade de Montevidéu, no Uruguai. A previsão é de que a chegada à capital uruguaia fosse no dia 23 de fevereiro.
A instituição
Fundada em 1984, a West Island College Internacional oferece aos jovens de todo o mundo a oportunidade de cursarem parte do ensino médio e da universidade a bordo de um veleiro.
O Concordia, construído em 1992, é um navio de 57,5 metros, capaz de transportar até 66 pessoas. Com um mastro de 35 metros, a embarcação possui 15 velas.
O site da instituição informa que os estudantes a bordo são assistidos por uma equipe de 10 profissionais, incluindo o capitão William J. Curry. Segundo a escola, a tripulação tem em média 200.000 milhas náuticas de experiência em navio à vela.


  • Reprodução / www.classafloat.com Imagem do site da escola canadense West Island College International mostra trecho da rota do veleiro que naufragou a cerca de 550 km do litoral do Rio de Janeiro
fonte/UOL/Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog