TREM DE POUSO DE BOEING ATINGE TETO DE VAN NA PISTA DO AEROPORTO DE LUXEMBURGO


Nesta sexta-feira (22), às 12:53 (hora local), ocorreu um acidente inusitado na pista do Aeroporto Findel, em Luxemburgo, um pequeno país enclavado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha.

O teto amassado da Van - Foto: ChristiaanJ


O Boeing da Cargolux ficou ligeiramente danificado - Foto: Maurice Fick

O Boeing 747-4R7F/SCD, prefixo LX-OCV, da empresa Cargolux, realizava o voo CV-7933, de Barcelona, na Espanha, para Luxemburgo. Ao se aproximar do Aeroporto Findel, foi autorizado a aterrissar na pista 24 sob condições de baixa visibilidade devido a um nevoeiro (RVR de 350 metros). Prestes a tocar a pista, o trem de pouso do avião atingiu o teto de uma van que estava estacionada na pista às 12:53 (hora local - 11:53Z), onde uma equipe realizava reparos na iluminação de solo.

O Boeing pousou em segurança e ninguém ficou ferido. O teto do veículo e um pneu do avião ficaram danificados.

Estão em curso três investigações independentes:

Uma investigação técnica analisa os acontecimentos do acidente para determinar as causas e fazer as recomendações adequadas e necessárias como medida para ajudar a evitar a reprodução de um futuro acidente semelhante.

A Direcção da Aviação Civil está conduzindo uma investigação que inclui uma análise do cumprimento dos procedimentos aplicáveis.

A Administração de Navegação Aérea, por sua vez, leva a cabo um inquérito administrativo interno.

Hoje (23), foi divulgado um relatório preliminar onde consta que a van havia sido autorizada a entrar na pista para realizar os trabalhos de manutenção, já que - naquele momento - o Boeing da Cargolux ainda não havia começado a sua abordagem para a aterrissagem.



fonte/ Service Information et Presse / Aviation Herald/NoticiasSobreAviação/foto/MauriceFick/ChristiaanJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog