UM AVIÃO ISRAELENSE E UM FRANCÊS QUASE SE CHOCARAM NO ESPAÇO AÉREO SÉRVIO

Um avião da companhia aérea israelense El Al quase entrou em colisão com um aparelho da Air France no espaço aéreo sérvio no dia 28 de dezembro, devido a um erro cometido pela tripulação da aeronave francesa, informou nesta quarta-feira o Directorat - o Departamento sérvio da Aviação Civil.

Foi aberta uma investigação sobre este incidente segundo o qual o avião Airbus A318-111, prefixo F-GUGJ, da Air France, realizando o voo AF-2686 de Paris, na França, para Sofia, na Bulgária, com 70 pessoas a bordo, e o Boeing 777-258/ER, prefixo 4X-ECE, da El Al, realizando o voo LY-7, de Tel Aviv, em Israel, para Nova York, nos EUA, com 120 pessoas a bordo, posicionaram-se numa distância de cerca de 700 metros na vertical um do outro no espaço aéreo sérvio, em FL340 (rota do avião israelense) porque "o aparelho francês não seguiu as instruções dadas pelo controle do tráfego aéreo", indicou o Directorat em comunicado citado pela agência Beta.

"A tripulação francesa repetiu corretamente as instruções de descer a uma altitude de 35.000 pés (10.668 metros)(FL350), mas, por motivos ainda não estabelecidos, o aparelho continuou a descer abaixo da altitude requerida (em FL347) e aprovada" ao sobrevoar Belgrado, precisou a nota.

Acrescentou que um possível choque entre as duas aeronaves foi evitado graças a "uma intervenção no momento certo pelo controlador de voos".

De acordo com uma porta-voz da Air France, "o voo prosseguiu normalmente e, em nenhum momento, o avião nem seus passageiros estiveram em risco". O aparelho havia decolado do aeroporto de Paris Charles-de-Gaulle às 10H26 no dia 28 de dezembro e "pousou antecipadamente em Sofia, às 13H29".

fonte/AFP/Aviation Herald/NoticiasSobreAviação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog