IL 76MD AEW IRANIANO CAI DURANTE DESFILE
Il76 AEW - IRIAF
O sinistro ocorreu no momento do pouso no exato instante em que o piloto mantinha conversações com a torre de controle do aeródromo de Mehrabad para efetivar os procedimentos de aproximação. Naquele momento um dos motores da asa direita do Il-76MD pegou fogo. Daí então iniciou-se os procedimentos para aterragem de emergência na pista 29LeftRWY.
Aparentemente a aproximação final sob um ângulo ataque indesejável forçou indevidamente a estrutura da aeronave particularmente o rotordome sobre a fuselagem o que levou ao seu desprendimento e colisão deste com a secção de cauda vertical. Levando a queda da Aeronave já sem controle sobre o solo do deserto), matando todos os sete membros da tripulação a bordo.
Além da tragédia do Il-76 AEW, ocorream incidentes adicionais que mancharam edição 2009 da Parada da Defesa Sagrada em Teerã.
Aparentemente, um F-5F IRIAF sofreu um acidente a leste de Teerã, segundos antes de se chegar no local do desfile. Os dois tripulantes conseguiram ejetar do avião entretanto um sofreu fratura nas pernas.
Dos nove F-14 designados para apresentarem-se durante a parada apenas seis efetivamente fizeram evoluções sem justificativa aparente para a não participação dos outros três restantes.
Foi registrado também um problema com um dos MiG-29 quando do regresso ao aeroporto de Mehrabad. Assim como o Il-76 a aeronave sofeu pane em seu motor direito causando danos à fuselagem do avião.
A “conta” final da parada iraniana foi dois aviões perdidos e um danificado. A bruxa estava solta naquele dia.
O contrabando de peças de aeronaves F-4, F-5 e F-14 para o Irã é tão grande que os iranianos desenvolveram o Saegheh que é essencialmente um F-5 recostruído.
Aparentemente, um F-5F IRIAF sofreu um acidente a leste de Teerã, segundos antes de se chegar no local do desfile. Os dois tripulantes conseguiram ejetar do avião entretanto um sofreu fratura nas pernas.
Dos nove F-14 designados para apresentarem-se durante a parada apenas seis efetivamente fizeram evoluções sem justificativa aparente para a não participação dos outros três restantes.
A “conta” final da parada iraniana foi dois aviões perdidos e um danificado. A bruxa estava solta naquele dia.
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