AVIÃO LABORATÓRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ VOLTA DA MANUTENÇÃO APÓS ANOS E MEIO TRÊS

Bandeirante laboratório da Universiadade Estadual do Ceará sai da manutenção depois de 3 anos e meio.



A UECe - Universiadade Estadual do Ceará e a Funceme - Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos possuem um avião-laboratório e o utilizam em pesquisas e no monitoramento ambiental. O avião também é utilizado pelo Nutec - Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará e a TecBio na pesquisa e exploração do biodiesel.
Foto de 2002 quando pesquisadores avaliam efeitos das queimadas no clima

O Avião Laboratório recebeu recursos para voltar a realizar pesquisas através de verba de um convênio entre a Finep, a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Estado (Secitece).

O acordo, assinado em 2007 no gabinete do reitor da UFC, Luis Carlos Uchoa Sanders, estabelece a recuperação do Avião Laboratório do Ceará, aeronave criada para a realização de pesquisas atmosféricas. Ao todo, as instituições investiram R$ 342 mil no projeto cada entidade envolvida no projeto. Os recursos serão aplicados na revisão da turbina, inspeção anual de manutenção, troca de cabos das hélices e para viabilizar a utilização do avião para estudos em física de atmosfera.
A previsão era que a aeronave estivesse pronta para voar em julho de 2007. Mas isso so ocorreu após três anos e meio em manutenção, em Brasília. O avião deverá aterrissar em Fortaleza, nesta semana. O avião que está sob a custódia da Uece e havia sido mandada para manutenção. A demora, segundo a Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi por causa da verba envolvida – R$ 1,1 milhão, que foi liberada aos poucos.

Com a retomada de sua atividade, o avião voltará a ser empregado em pesquisas sobre microfísica de nuvens do grupo de Física da Atmosfera da Uece. Em breve o avião atuará no estudo Física e Química de Nuvens e Aerosóis.



Equipamentos do Bandeirante Laboratório da UECE

Fonte: UFC

A aeronave ALPA que pertence a Universidade Estadual do Ceará- UECE está equipada com instrumentos que possibilitam fazer a aquisição e processamento de dados, em tempo real, nas camadas baixas da troposfera nas seguintes áreas: termodinâmica atmosférica, microfísica de nuvens, radiação, visualização e navegação.
Os equipamentos que possibilitam tais medições são: 01 Contador de Núcleos de Condensação de Nuvens. 02 Sensores de Conteúdo de Água Líquida. 03 Sondas Espectrométricas para contagem e medição de gotas (FSSP-100, 200X e 200Y). 02 Transdutores de Pressão. 08 Radiômetros (visível e infravermelho). 02 Sensores de Temperatura Total. 01 Sensor de Temperatura de Ponto de Orvalho. 01 Sistema de Posicionamento Global (GPS). 01 Sistema de Visualização (filmadora, vídeo cassete, etc.) 01 Sistema de Aquisição de Dados (DAS64). 01 Microcomputador 486DX (recepção e processamento de dados). O avião ALPA é fundamental para estudos de microfísica de nuvens. Esta aeronave possui um grande potencial para efetuar estudos em outras áreas que tenham interesse em pesquisas atmosféricas, tais como:
Radiometria, Química da Atmosfera, Ecologia, Aerofotometria, entre outras. (1) Entrada de ar para o CCNC; (2) Saída de ar do CCNC; (3) Sensor de Conteúdo de Água Líquida Jonhson Willians; (4) Sensor de Conteúdo de Água Líquida Csiro King; (5) Contador de Gotículas de Nuvens FSSP; (6) Contador de Gotículas de Nuvens OAP 200X; (7) Contador de Gotículas de Nuvens OAP 200Y; (8) Medidor de Pressão Dinâmica e Estática Tubo de Pitot; (9) Piranômetros Superiores; (10) Piranômetros Inferiores; (11) Sensor de Temperatura Total; (12) Sensor de Temperatura de Ponto de Orvalho; (13) Receptor GPS e Antena; (14) Câmara Filmadora para Vídeo; (15) Tanque para Solução Salina para Semeadura de Nuvens; (16) Varetas Aspersoras para Semeaduras de Nuvens; (17) Rack do pesquisador (18) Contador de Núcleos de Condensação de Nuvens CCNC; (19) Microcomputador PC 486DX; (20) Gravador de Vídeo Cassete; (21) Rack do Técnico; (22) Sistema de Aquisição de Dados – DAS; (23) Monitor de Vídeo. Capaz de realizar medidas, in loco, de parâmetros microfísicos e termodinâmicos, os quais podem ser utilizados para realizar a análise da formação e evolução das nuvens. é o principal equipamento de pesquisa do Laboratório, visto que dependemos muito dos dados que são coletados por ele.
fonte/fotos: Universidade ESTADUAL do Ceará/blogVinna/O Povo/Peabirus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog