MATO GROSSO PASSA A TER 3 AVIÕES PARA COMBATER QUEIMADAS

Sinop recebeu, hoje de manhã, três aviões agrícolas modelo Air Tractor para reforçar o combate as queimadas, até o final do período proibitivo (15 de setembro) em todo o Nortão. Os investimentos são de R$ 4,5 milhões, provenientes da Defesa Civil do Estado. É a primeira vez que o Nortão terá um "grupamento aéreo" para combater incêndios.

O comandante do Corpo de Bombeiros em Sinop, major Hector Péricles, explicou que Sinop vai ser a base operacional das aeronaves e o projeto foi elaborado, ano passado, pelo grupo especial de prevenção e combate a incêndio. Ele explicou como serão apagados os grandes focos de queimadas em áreas rurais: "Uma aeronave descarrega a primeira carga de água, vem a segunda e vem a terceira. A primeira que descarregou já está abastecendo e está voltando para o local, para não crescer o fogo de novo", detalhou. Cada aeronave tem capacidade 1, 5 mil litros de água. As aeronaves fizeram voo de demonstração, no aeroporto municipal, local onde funcionará como base.

Os trabalhos de combate a incêndio devem ser coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável bem como Corpo de Bombeiros. As denúncias devem ser feitos pelo fone 0800 647 6900), que funciona 24 horas, bem como pelo número de emergência do bombeiros - 193.

Além de Sinop, há ainda mais duas bases instaladas com aviões agrícolas no intuito de auxiliar no combate de queimadas. Atualmente, conforme Só Notícias já informou, Sinop tem registrado 29 focos de calor na região desde janeiro deste ano. Já no Estado, somente no período proibitivo, já foram registrados pelos satélites do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - 4.550 focos de calor. Quando contados desde janeiro, os números ultrapassam a 13.5 mil focos.

Fonte: Só Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog