CENIPA CRIA FÓRUM NA INTERNET PARA DISCUSSÃO CIENTÍFICA DO TEMA SEGURANÇA DE VOO

BRASÍLIA [ ABN NEWS ] - O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) acaba de criar um fórum na internet para a discussão científica do tema segurança de voo. A base desse projeto é a revista eletrônica “Conexão SIPAER”, voltada à comunidade científica (pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos) e técnica (aviadores, controladores de tráfego aéreo, pessoal de manutenção e gestores de empresas aéreas).

“Seu objetivo é promover a disseminação da informação técnico-científica produzida por pesquisadores e profissionais da área da ciência aeronáutica e ciências afins, voltados para a segurança de vôo, com foco nas atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos”, afirma o Brigadeiro-do-Ar Jorge Kersul Filho, chefe do CENIPA.

Os interessados em enviar artigos e contribuições para a primeira edição têm até o dia 30 de setembro. O material será lançado em 17 de novembro, como parte das comemorações do aniversário de 38 anos do CENIPA. Artigos submetidos após essa data seguirão os trâmites do processo editorial para a próxima edição. Para mais informações, acesse a página da Revista Conexão SIPAER no endereço http://inseer.ibict.br/sipaer. O nome da publicação vem do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

São de interesse para a revista os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e profissionais das seguintes áreas: administração aeroportuária; aviação; busca e salvamento; ciência aeronáutica; comunicação e fraseologia; engenharia aeronáutica; ensaios em vôo; ergonomia; fator humano; gerenciamento de operações; instrução aérea; investigação de acidentes aeronáuticos; manutenção aeronáutica; medicina aeroespacial; sistema de gerenciamento da prevenção de acidentes aeronáuticos; tráfego aéreo e transporte aeromédico. Poderão ser aceitos artigos de áreas transversais, como economia do transporte aéreo, direito aeronáutico, regulamentação aeronáutica, ciência da informação e outras, desde que apresentem trabalhos realizados sob o enfoque da segurança de vôo.

Considerando o pioneirismo da Revista Conexão SIPAER como um periódico científico da área de ciências aeronáuticas com foco na segurança de vôo, a estratégia de atuação editorial está sendo desenvolvida de forma a maximizar a penetração da revista nas comunidades aeronáutica e científica. A captação de autores e de leitores, bem como a participação das diversas instituições ligadas às atividades aéreas e de pesquisa é desenvolvida por meio da criação de uma rede colaborativa, agregadora dos esforços de pesquisa.

O conteúdo de uma revista de comunicação científica é estabelecido por contribuições dos próprios profissionais da área e não pela instituição que edita a publicação. Os artigos serão submetidos ao processo editorial de rotina da revista, o qual estará sendo testado durante o período do pré-lançamento.

fonte: FAB/ABN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog