AERODROMO DE MONTENEGRO (RS) FECHADO PELA ANAC

Foto: Site do Aeroclube de Montenegro

O aeródromo municipal de Montenegro, situado no bairro Aeroclube, está interditado desde quinta-feira, dia 27 de agosto. O comunicado oficial está no site do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informando que o aeródromo se encontra fechado devido a riscos nas operações aéreas. Com isso, as aeronaves estão proibidas de realizarem poucos e decolagens no aeródromo (Aeroclube) de Montenegro. Os prejuízos maiores são para a escola de aviação civil, angares de aviação agrícola e experimental, e para empresas que utilizam a pista.

No início do mês de julho deste ano, nos dias 2 e 3, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou uma vistoria no aeródromo.

Os técnicos da ANAC constataram problemas de segurança como árvores na cabeceira da pista, falta de cercamento e a necessidade da mudança do acesso para a RS 124. Além disso, outro problema grave é a falta de drenagem, sendo que alguns aviões maiores chegaram a atolar na pista de grama.

Já havia um laudo preliminar apontando pela interdição, o que foi agora confirmado. Durante a vistoria, o prefeito Percival de Oliveira e o secretário municipal de indústria, comércio e turismo Dario Colling conversaram com os técnicos da ANAC. O diretor de turismo Ataulfo Escher lembra que a Câmara de Vereadores aprovou um crédito de R$ 30 mil para a elaboração de um projeto de modernização do aeródromo. Além disso, foram confirmados do Governo do Estado, através da Consulta Popular de 2003, para o novo acesso, término da cerca e rádios de comunicação. E o deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB) encaminhou uma emenda de um milhão de reais, para ser incluída no orçamento do Governo Federal, visando melhorias no aeródromo. "Foi feito um plano de ação, para cronograma de realização das melhorias apontadas pela ANAC", cita. A Prefeitura iniciou a terraplenagem do novo acesso e realizou o corte de algumas árvores. O restante ainda deve ser providenciado para que seja solicitada uma nova vistoria que permita a liberação da pista.

Com a interdição, ainda neste sábado pelo menos um dos aviões do Aeroclube deve ser deslocado para o aeródromo de Eldorado do Sul, para que possam ser ministradas as aulas de instrução da escola de aviação. O fechamento da pista também causa transtornos para outras empresas. A Taguató Aviação Agrícola, que conta com seis aviões em seu angar, estuda levar as aeronaves para outro local.

Falta de cerca é um dos problemas - Foto: Guilherme Baptista (FN)

Tanto o secretário Dario quanto o diretor de turismo Ataulfo disseram desconhecer a interdição do aeródromo. "Tudo que pediram preliminarmente foi feito", garante Colling. Já a gerente de contratos e convênios da Prefeitura, engenheira Fernanda Duarte, diz que é aguardado um relatório da ANAC sobre as melhorias que devem ser providenciadas.

Fonte: Guilherme Baptista (Fato Novo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog