TUPOLEV TU-154 QUE CAIU NO IRÃ

Uma falha técnica pode ter causado a queda do avião da companhia iraniana Caspian Airlines nesta quarta-feira, segundo autoridades locais citadas pela agência semi-oficial Fars. O voo 7908, que ia de Teerã à capital da Armênia, Ierevan, levava 168 a bordo e não há sinais de sobreviventes.

A aeronave, um modelo Tupolev Tu-154 de fabricação russa, caiu às 11h33 (4h03 no horário de Brasília). Segundo a agência oficial Irna, o avião decolou do aeroporto internacional Imã Khomeini de Teerã e caiu 16 minutos depois, perto de Janat Abad, na Província de Qazvin.

O Tu-154 é uma aeronave padrão em rotas domésticas russas e de outros países que fizeram parte da área de influência da antiga União Soviética durante a Guerra Fria. O avião também é usado em menor número no leste europeu e no Irã.


Jim Hollander/Reuters
Aeronave Tupolev Tu-154 da companhia russa Vnukovo Airlines, idêntico ao que caiu no Irã, em foto de 2000
Aeronave Tupolev Tu-154 da companhia russa Vnukovo Airlines, idêntico ao que caiu no Irã, em foto de 2000

Ele transporta até 180 passageiros e quatro membros da tribulação.

A fabricação do Tu-154 foi a resposta da Rússia para dois aviões do Ocidente fabricados na década de 1960 com três motores na parte traseira --o Boeing 727 e o britânico Hawker Siddeley Trident, mais conhecido como Trident.

A segurança aérea russa caiu muito durante a crise econômica do início da década de 1990, quando ocorreram ao menos dez acidentes envolvendo o Tu-154.

Dois dos piores acidentes aéreos dos últimos 30 anos envolveram esse modelo de avião. Um deles ocorreu em 1984, quando um Tu-154 colidiu com dois veículos de serviço enquanto pousava no aeroporto de Omsk, na Rússia, matando cerca de 174 pessoas.

Em 1985, um Tu-154 da Aeroflot caiu no Uzbequistão, causando a morte de 200 pessoas.

O primeiro voo de um Tu-154 ocorreu em 1968, foi entregue à Aeroflot no início de 1971 e entrou em operação em fevereiro de 1972. A linha foi modernizada nas décadas de 1980 e 1990 para melhoras as asas e os motores.

Mais de 900 aviões desse modelo foram produzidos, e cerca de 250 continuam em serviço.

O acidente desta quarta-feira é o terceiro com um Tu-154 no Irã desde 2002, e o que causou mais mortes da República Islâmica desde 2003.

fonte/Reuters/Folha OnLine

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