ESQUADRÃO "RUMBA" DEIXA BASE AÉREA DE FORTALEZA E VAI PARA NATAL


O único esquadrão aéreo que opera na Base de Fortaleza será transferido para a Base Aérea de Natal. Objetivo seria reduzir custos e integrar formação dos estagiários. A data para a mudança ainda não foi definida.Base Aérea de Fortaleza (BAFz) será reestruturada. Sua única unidade aérea, o 1º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação (Esquadrão Rumba), será transferida para a Base Aérea de Natal (Bant). O objetivo, segundo O POVO apurou, é concentrar a formação dos estagiários naquela base e reduzir custos. Desde a semana passada, rumores davam conta da mudança. A transferência só foi confirmada ao O POVO pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, sediado em Brasília (DF), no fim da tarde de ontem. A data da mudança, contudo, ainda não foi definida.
O plano de transferência do esquadrão, conforme O POVO apurou, já existia há algum tempo e era bastante conhecido pelos militares lotados no Rio Grande do Norte. A base de Natal é responsável pela formação de pilotos de caça e helicóptero. Após a mudança, ela também realizará cursos nas áreas de transporte, patrulha e reconhecimento, especialidades do Esquadrão Rumba.
A Base Aérea de Natal abriga três unidades aéreas: o 1°/4° Grupo de Aviação (Esquadrão Pacau), unidade aérea operacional; o 2°/5° Grupo de Aviação (Esquadrão Joker), responsável pela formação de pilotos de caça; e o 1°/11° Grupo de Aviação (Esquadrão Gavião), que forma pilotos de helicóptero.
Torre de controle do antigo terminal do Pinto MartinsUm oficial da reserva ouvido por O POVO revela que a base de Natal possui equipamentos mais avançados que a de Fortaleza. Sua infra-estrutura também seria mais adequada para a formação dos pilotos. Um outro fator também pesa nessa decisão: a Primeira Força Aérea (I FAE), órgão criado em 2005 e ao qual o Esquadrão Rumba é subordinado, é sediada na Bant.
Instrumentos de controle de voo na cabeceira da pista da Base Aérea de FortalezaSegundo a Aeronáutica, as instalações da Base Aérea de Fortaleza devem ser mantidas após a mudança, bem como suas outras atribuições. Ou seja, ela continuaria a funcionar e manter o mesmo nome, mas sem o mesmo status de antes. Questionado se a transferência do esquadrão teria alguma relação com a série de escândalos ocorrida nos últimos anos na BAFz, o órgão nega. Ainda de acordo com o Centro de Comunicação Social, a medida faz parte de um processo de reestruturação que teve início antes da divulgação das denúncias.
O destino da Base Aérea de Fortaleza pode ser o mesmo que o da Base Aérea de Santos. Em 2006, sua unidade aérea, o Esquadrão Gavião, foi transferida para a base de Natal e ela foi desativada. Os 700 militares que não faziam parte do esquadrão foram remanejados para outras unidades da Aeronáutica e a base tornou-se um ponto de apoio à base de Natal. Procurado pela reportagem, o setor de Comunicação Social da Base Aérea de Fortaleza afirmou que o comando da BAFz desconhece o processo de transferência.

fonte: O Jornal do Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog