AVIÃO PLANADOR CAI EM FAZENDA EM BALSA NOVA, PARANÁ
Um acidente com um planador, ontem, em Balsa Nova, município localizado a 60 quilômetros a oeste de Curitiba, causou ferimentos no piloto que o conduzia. De acordo com o Corpo de Bombeiros em Campo Largo, por volta das 14h50, a aeronave, de prefixo PT-PFO, estava em procedimento de pouso, quando perdeu estabilidade e caiu próximo à cabeceira da pista do Aeroclube de Planadores do local.
O piloto, Luís Ivan Vasconcellos, de 72 anos, estava consciente e foi encaminhado de helicóptero ao hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo, onde foi internado com algumas fraturas e escoriações. No final da tarde de ontem, o procedimento cirúrgico a que ele foi submetido já havia terminado e ele passava bem, conforme informações do hospital.
Segundo um dos membros do Aeroclube, Lucas Stange - que não estava no local -, o piloto é experiente e treinava para um campeonato. Ele acredita que, por estar próximo à pista, provavelmente o condutor tentou forçar ao máximo o pouso no local, o que explicaria o acidente próximo à cabeceira. A perda de altitude, para ele, pode ter sido causada por falta de corrente térmica ascendente, usada pelos planadores para sustentar o voo.
Stange explica que os pousos fora da pista são relativamente comuns nessa modalidade. "Em 12 anos de voo, já fiz dois pousos assim. O planador foi feito para suportar esses pousos. Quando isso acontece, o piloto pode até desmontar o avião para transportá-lo", explica, ressaltando que o voo a vela - como é conhecida a modalidade - é um dos esportes aeronáuticos mais seguros.
Conforme informações do site da Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV), a maioria dos planadores decola com auxílio de um avião rebocador, que o leva a uma altura adequada para voo. Existem, também, planadores equipados com motor, usado nas decolagens e também para evitar pousos fora da pista. A aeronave envolvida no acidente de ontem, de madeira e feita em Curitiba, não tinha motor.
Fonte: Helio Miguel (Paraná Online) - Foto: Anderson TozatoSegundo um dos membros do Aeroclube, Lucas Stange - que não estava no local -, o piloto é experiente e treinava para um campeonato. Ele acredita que, por estar próximo à pista, provavelmente o condutor tentou forçar ao máximo o pouso no local, o que explicaria o acidente próximo à cabeceira. A perda de altitude, para ele, pode ter sido causada por falta de corrente térmica ascendente, usada pelos planadores para sustentar o voo.
Stange explica que os pousos fora da pista são relativamente comuns nessa modalidade. "Em 12 anos de voo, já fiz dois pousos assim. O planador foi feito para suportar esses pousos. Quando isso acontece, o piloto pode até desmontar o avião para transportá-lo", explica, ressaltando que o voo a vela - como é conhecida a modalidade - é um dos esportes aeronáuticos mais seguros.
Conforme informações do site da Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV), a maioria dos planadores decola com auxílio de um avião rebocador, que o leva a uma altura adequada para voo. Existem, também, planadores equipados com motor, usado nas decolagens e também para evitar pousos fora da pista. A aeronave envolvida no acidente de ontem, de madeira e feita em Curitiba, não tinha motor.
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