NOVE PESSOAS MORTAS E 50 ESTÃO FERIDAS NO ACIDENTE DO B737-800 DA TURKISH AIRLINES EM AMSTERDÃ





























(CNN) - Um jato de passageiros turco caiu quando ele tentou aterrar em Amesterdão matando pelo menos nove pessoas e ferindo mais de 50, 25 a sério, holandês autoridades aeroportuárias disseram.
Relatórios dizem que alguns sobreviventes escaparam do avião através de fissuras na fuselagem.
A Turkish Airlines Boeing 737-800, que tinha 127 passageiros e sete tripulantes, partiu em três pedaços de impacto em uma área perto do Aeroporto Schiphol. Um fotógrafo no local disse que viu um número desconhecido de organismos mentir sob um "névoa", Maaike Voersma, um jornalista do jornal holandês De bros, disse à CNN.
Um passageiro, que falou sobre o plano para turco DHA rede disse que o viu feridos e pessoas presas e espremidas entre os bancos, quando ele saiu do avião. O Boeing 737-800, decolou de Istambul, Turquia, estava tentando pousar em Schiphol quando caiu às de 10:40 hora local, disseram funcionários do aeroporto holandês.
Fotos do acidente mostraram o avião quebrado em três pedaços.


Uma ""rasgo" estava a frente de uma asa, e maior rachadura foi ao longo da fuselagem. A maioria dos feridos estavam sentados na parte de trás do avião, onde foi a maior parte dos danos sofridos, um passageiro no avião turco disse estação NTV. Muitos dos passageiros simplesmente sairam do avião através das fissuras na fuselagem, as testemunhas disseram NTV. Imagens da cena mostrou médicos tratando os passageiros sobre o terreno ao lado do "pontão" colocado ao do avião, enquanto bombeiros e a polícia examinavam a aeronave.
As saídas de emergência foram abertas e que não havia sinais de fogo na fuselagem. Também foi visível um dos motores da aeronave, aparentemente separado e despedaçado dos restos de uma das asas.
O avião pousou em uma área plana de agricultura perto do aeroporto, a jornalista Greg Crouch dissse a CNN que o tempo no momento estava parcialmente ensolarado, sem vento ou chuva.
Testemunhas disseram que viram o nariz do avião subir e repentinamente aconteceu o acidente, disse Crouch.
Um gerente de banco, passageiro no avião NTV disse que não havia anúncios de emergência. A última mensagemda tripulação foi para apertar cintos e preparar para a aterrissagem, disse o gerente de banco.
Ele disse que sentiu o piloto dando mais potência nos motores antes de uma queda súbita.. Ele descreveu o acidente como semelhante a um impacto súbito em questão de segundos.
Kieran Daly, da Air Transport Intelligence afirmou o impacto tinha sido grave, mas grande parte dos sobreviventes foi devido à falta de incêndio. Ele acrescentou que houve grande melhorias nos materiais utilizados para construir aviões, o que significa que eles não queimariam tão facilmente.
Daly também disse que o Boeing 737-800 é um avião confiável que tem sido bem recebido pelas empresas, um avião seguro.
Eles são realmente muito bonitos, um estado-da-arte como todos os aviões modernos.
Você seria otimista de que seria muito difícil sobreviver em um acidente, Daly disse que a indústria da aviação turca tem um "histórico" de segurança, e que a Turkish Airlines, a transportadora nacional, tem um "muito bom registo."
O último acidente foi de um pequeno jacto Commuter em 2003, disse ele. Foi um acidente fatal que ocorreu em um campo de pouso remoto no leste da Turquia, disse ele. O último acidente no aeroporto Schiphol, foiDezembro de 2003, quando um voo da EasyJet transportando 103 passageiros para Londres, colidiu com um poste enquanto decolava durante uma nevasca, segundo a Aviation Safety Network's Web site. O acidente causou danos significativos para a aeronave, mas ninguém foi morto.
Os outros dois mais recentes acidentes de Schiphol - em 1998 e 1997 - também não resultou em perda de vidas, de acordo com a rede.
O último incidente fatal ocorreu no aeroporto de Amesterdão, em Abril de 1994, quando uma aeronave KLM caiu pouco depois de decolar, uma vez que tentou voltar para Schiphol. Três dos 24 passageiros e tripulação morreram.



fonte: CNN fotos: CNN/Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog