JAL SUSPENDE TREINAMENTO PARA REDUZIR DESPESAS
A companhia aérea nipônica Japan Airlines (JAL) suspendeu parte dos programas de treinamento de pilotos prevista para janeiro, em uma tentativa de reduzir custos diante da deterioração da economia japonesa, revelou a empresa em comunicado.Os programas em questão incluem cursos em que trainees acompanham outros pilotos em vôos comerciais, para se familiarizarem com as rotas. Além disso, está suspensa também a promoção de pilotos, o que se tornou bastante comum após a chegada de novas aeronaves e modelos mais sofisticados.No dia 6 de novembro de 2008, a JAL recebeu os primeiros 10 aviões para vôos regionais comprados da Embraer. A aérea nipônica pretende começar a utilizar estas pequenas aeronaves, com capacidade para 76 passageiros, a partir de fevereiro deste ano, nas rotas aéreas que ligam Nagóia (centro) a cidades como Matsuyama e Fukuoka (ambas no sudoeste).O modelo Embraer 170 será o primeiro avião brasileiro a voar no espaço aéreo japonês, segundo a agência de notícias Kyodo. Os novos aviões também serão usados em rotas que ligarão Tóquio a outras cidades do país, a partir da inauguração em setembro de 2010 da quarta pista de aterrissagem e decolagem do aeroporto de Haneda (próximo à capital japonesa).A JAL registrou um avanço de 401,3% no lucro líquido entre abril e setembro de 2008, ou primeiro semestre fiscal da companhia, para 36,6 bilhões de ienes, em relação ao mesmo período de 2007. O resultado foi influenciado pelos ganhos resultantes da venda da JAL Card, subsidiária da empresa, ao Mitsubishi UFJ Financial Group.Para o atual ano fiscal, que termina em 31 de março deste ano, a JAL prevê um lucro operacional no valor de 28 bilhões de ienes (US$ 289 milhões). A projeção, que representa um recuo de 44% em relação à estimativa anterior divulgada pela empresa, foi influenciada pela queda da demanda de passageiros devido à crise financeira mundial.A aérea japonesa também prevê um recuo de 4,2% na previsão de vendas de passagens entre abril de 2008 e março de 2009, para 2,09 trilhões de ienes.
Fonte: InvestNews
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