HELIBRAS RECUPERA EB-1001 DO CAVEX



Uma das estrelas da Helibras na edição deste ano da Laad Defence & Security foi o helicóptero Fennec modernizado para o Cavex (Comando de Aviação do Exército) de Taubaté. A maior feira de defesa, segurança pública e indústria militar da América Latina terminou em 17 de abril no Rio de Janeiro.
Até agora, segundo a Helibras, foram entregues seis unidades revitalizadas, de um total de 36. O Fennec entregue na Laad foi o primeiro a ser operado pelo Exército, em 1989, e tem o prefixo EB-1001. Com a modernização, a sua operação está garantida por mais 25 anos.

Mudanças. Os Fennec modernizados possuem novo glass cockpit, piloto automático de dois eixos, novos sistemas de comunicação e navegação, sistema de back up digital, compatibilização da iluminação interna e externa com óculos de visão noturna, bancos com absorção de energia e ajuste em altura, proteção balística, novos braços, suporte para armamento e degraus alongados.
Os trabalhos devem ser concluídos em 2018. As aeronaves foram certificadas pelo DCTA/IFI (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e Instituto de Fomento e Coordenação Industrial).
O contrato de modernização dos Fennec, assinado no ano de 2011, tem o valor total de R$ 260 milhões.

Panteras. Também são objeto de modernização os 34 helicópteros Pantera. Em setembro de 2014, o Exército aprovou as modificações na primeira aeronave. Assinado em 2009, o contrato de modernização é de R$ 347 milhões e inclui novos motores, e aviônicos, sistemas de radiocomunicação e a habilitação para óculos de visão noturna. O prazo final de entrega, para 2021, deve ser antecipado.

fonte/foto/OVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog