AVIÕES DA TACV AVARIADOS BLOQUEIAM PASSAGEIROS NOS ESTADOS UNIDOS E EUROPA
Mais de cinco centenas de passageiros estão retidos nos
aeroportos de Cabo Verde e de Boston (EUA) devido a avarias nos dois
Boeings da TACV – Transportes Aéreos de Cabo Verde, noticia hoje o
jornal online cabo-verdiano ‘A Semana’.
Os voos para o Aeroporto Internacional de Lisboa, principal linha da
companhia, têm sido assegurados com o fretamento de um Airbus A320 da
companhia espanhola Evelop Airlines.
Entretanto, nesta manhã de quarta-feira, dia 30 de Julho, o Boeing
737-800 (registo D4-CBX ‘Mindelo’) partiu da Praia (ilha de Santiago)
para o Aeroporto Charles de Gaulle/Paris, de onde já retomou a viagem de
regresso à cidade da Praia (TCV645 com aterragem prevista para as 16h10
locais). Este avião esteve avariado desde o passado sábado, dia 26 de
Julho. Tinha descolado da Praia com 155 passageiros com destino a Paris
quando após 10 minutos de voo “apresentou uma avaria técnica e teve de
aterrar no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, que
oferece mais condições de segurança para uma aterragem de emergência”.
Hoje de manhã foi dado como apto para continuar a operação.
O outro Boeing da companhia, modelo B757-200 (registo D4-CBP
‘Emigranti’) encontra-se parado desde a passada quinta-feira, dia 24 de
Julho. Voava entre os aeroportos de Fortaleza, no Nordeste Brasileiro, e
da Praia, quando o comandante optou por divergir para a ilha do Sal por
causa de uma fuga de óleo no sistema hidráulico, refere ‘A Semana’.
Ainda não está totalmente reparado.
Trata-se de uma situação muito penalizante para a companhia de
bandeira de Cabo Verde, cuja frota para voos internacionais está desde
há algum tempo reduzida a apenas duas aeronaves, um Boeing 737-800 e um
Boeing 757-200, a braços com diversas avarias. Outro facto que desespera
os passageiros, sobretudo os que estavam retidos em Boston, e, a partir
de amanhã, os que ficarão em Fortaleza, também a aguardar transporte, é
de que a companhia não conseguiu encontrar ainda um avião com
certificação adequada para fazer essas linhas.
“Estamos à procura de aviões, mas aqui o processo é mais complexo
porque se trata de uma operação transatlântica – os EUA exigem que os
aparelhos tenham um certificado ETOPS (Extended Twin Engine Operations).
Estamos a fazer todos os demarches. Está difícil conseguir aviões com
esta certificação, sabemos que os EUA impõem um certo rigor na
autorização. Mas continuamos a fazer diligências e em breve teremos
alguma indicação de disponibilidade de aparelho para substituir o nosso
Boeing”, disse Laura Mariano, do departamento de Marketing dos TACV ao
jornal online ‘A Semana’.
fonte/foto/NewsAvia
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