MONOMOTOR CAI NA ESPANHA APÓS COLIDIR COM URUBU

Robin DR-400 F-GXBB 900px

A queda de um avião ligeiro que caiu na quinta-feira, 19 de maio, na localidade de Arbizu (Sakana), na província e Comunidade Autónoma de Navarra, em Espanha, que tinha levantado voo do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, na cidade portuguesa de Coimbra, provocou três mortos e a perda total do aparelho.

Só na manhã desta sexta-feira, 20 de maio, foi possível esclarecer totalmente o que se passou, pois as notícias veiculadas pela imprensa e redes sociais em Espanha e em Portugal não coincidiam e eram pouco esclarecedoras acerca do que tinha acontecido e com quem tinha acontecido.

Na quinta-feira à noite, um despacho da agência de notícias Lusa confirmou que o número de vítimas mortais eram três cidadãos franceses e que o avião ligeiro em que seguiam tinha partido de Coimbra, segundo declarações do diretor do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) de Portugal.

Álvaro Neves explicou que a aeronave ligeira, de quatro lugares, tinha regristo francês e transportava um casal e um outro passageiro.

O diretor do GPIAA acrescentou que o aparelho descolou do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, em Coimbra, por volta das 13h05, com destino a Dax, em França.

Inicialmente, as autoridades espanholas deram conta de apenas dois mortos, mas acabaram por encontrar o corpo de um terceiro ocupante, entre destroços do avião e dos telhados destruídos.

O avião era um Robin DR-400-180 Régent, construído em 2001 pela fábrica francesa ‘Avions Pierre-Robin’. Tinha a matrícula F-GXBB.

Acid Navarra 19maio2016 900px

A queda do aparelho, em Arbizu, uma localidade de cerca de 1.200 habitantes, localizada a 38 quilómetros de Pamplona, na região de La Barranca, foi presenciada por alguns populares e por uma patrulha da Guarda Civil que se encontrava na zona. O piloto ter-se-á desviado de um bando de abutres, mas não conseguiu evitar a colisão com um deles, que provocou o descontrolo da aeronave e queda, primeiro sobre uma residência, saltando depois para um intervalo entre duas outras habitações, detendo-se sobre um trator agrícola que estava estacionado no pátio de uma das casas, segundo relata nesta sexta-feira o ‘Notícias de Navarra’.

Na zona do acidente têm sido constantes nos últimos tempos os alertas da população para os cada vez mais frequentes bandos de abutres que frequentam aquela área, tendo até algumas destas portentosas aves atacado animais nos pastos das explorações agropecuárias.

O acidente, do qual resultou a morte confirmada dos três ocupantes da aeronave, aconteceu pelas 18h07 locais, não se tendo verificado quaisquer danos pessoais em terra. Os bombeiros e a Guarda Civil receberam a comunicação do desastre pelas 18h10 locais.

Alguns residentes, na maioria idosos, tiveram de ser assistidos numa unidade hospitalar, mas apenas devido ao susto que apanharam com a queda do avião sobre as suas residências. Todos regressaram a casa, depois de serem medicados..

Arbizu, na província e Comunidade Autónoma de Navarra, que integra o denominado País Basco, fica muito próximo da fronteira com a França.

fonte/foto/NewsAvia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog