AJUSTE DE LEVY PODE ATRAPALHAR COMPRA DE CAÇAS PARA O PROGRAMA F-X2



Caça Gripen NG, que venceu concorrência internacional para reequipar a FAB. Foto: Arquivo Caça Gripen NG, que venceu concorrência internacional para reequipar a FAB. Foto: Arquivo


Alerta máximo na área de defesa: a insistência do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em tentar reduzir as taxas de juros fixadas pelo contrato de compra dos 36 caças Gripen da Suécia, pode atrapalhar o fechamento do negócio.
Na semana passada, Levy se reuniu com o ministro da indústria sueco, Mikael Damberg, e pediu uma revisão imediata dos termos do contrato assinado em outubro do ano passado.
Os suecos não estão disposto a rever os juros, porque não existe esta cláusula no contrato. Além disso, eles já aceitaram um pedido do governo brasileiro de redução de R$ 1 bilhão para R$ 200 milhões do desembolso da primeira parcela, em função do forte ajuste fiscal que está em curso no País.
Segundo o ministro da Defesa, Jaques Wagner, isso não vai atrapalhar a ratificação do contrato de financiamento, que tem de ser feito até 24 de junho, isto é, em duas semanas.
Até agora, foi assinado um pré-contrato entre os dois países, em outubro de 2014, e um dos seus itens prevê que, em até oito meses, tem de ser ratificado o financiamento com o banco de fomento sueco SEK. Caso isso não ocorra, todo o processo de negociação perde efeito e todos os termos do acordo da compra dos aviões terão de ser reavaliados.
Outro problema é que, no caso de adiamento, de acordo com técnicos da Força Aérea Brasileira e da empresa fabricante do caça, a Saab, a transferência de tecnologia é afetada de forma irreversível.
Wagner tentou minimizar a polêmica, assegurando que não há nenhuma ameaça à decisão. Segundo ele, “o contrato comercial está assinado e só estamos em uma última negociação, o famoso ‘puxa estica’ do valor dos juros que estão cobrados”.

Dilma. O ministro disse que a decisão política já foi tomada pela presidente Dilma Rousseff (PT), que tem conversado sobre isso com ela e todos só estão procurando “uma vantagem a mais, um custo um pouquinho menor”.
“O contrato foi feito com seguro para as duas partes. Se subir eles bancam, se baixar a gente banca. É óbvio que quando ele foi discutido os juros estavam em um patamar e agora estão em outro. Essa é a discussão. Não tem um número mágico pra dizer eu quero xis de juros. O que se está tentando é um ganho a mais no contrato de financiamento. A decisão nossa é de manter esse contrato e iniciar a transferência de tecnologia”,disse. 

fonte/foto/OVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog