PREFEITURA INICIA OPERAÇÃO PARA SALVAR AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS


Voo da Azul durante pouso no aeroporto de São José. Foto: Claudio Vieira Voo da Azul durante pouso no aeroporto de São José. Foto: Claudio Vieira

O prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida (PT), disse ontem que irá trabalhar para tentar reverter a decisão da companhia aérea Azul de encerrar suas atividades no aeroporto local, a partir de novembro deste ano.

Carlinhos relatou que o seu governo agendou uma reunião com a empresa para os próximos dias.
“Vamos conversar com a Azul para tentar manter a companhia no terminal”, afirmou o prefeito.


Ele destacou que também fez contato com o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, com o mesmo propósito.


“O ministro Moreira Franco informou que também irá procurar a Azul. Vamos aguardar um retorno”, disse.
Medida. O prefeito pontuou quem uma medida de que pode favorecer o aeroporto de São José é a aprovação da Medida Provisória encaminhada pelo governo federal ao Congresso Nacional para estimular o desenvolvimento da aviação  regional.

“A aprovação dessa Medida Provisória cria benefícios para a aviação regional e vai beneficiar São José”, afirmou o prefeito.

A proposta, que ainda precisa ser regulamentada, autoriza a União a conceder subsídios às companhias aéreas para pagar parte dos custos dos voos em rotas regionais e todas as tarifas aeroportuárias nos terminais incluídos no programa. O aeroporto de São José está entre os 100 terminais selecionados pelo governo para se beneficiar da MP.

Para o prefeito, a decisão da Azul é conjuntural. “O problema é de conjuntura e não de infraestrutura. As companhias aéreas enfrentam dificuldades”, afirmou.

A Azul alega baixa demanda. Os voos serão encerrados no dia 13 de novembro. A empresa opera três voos diários para o Rio e vice-versa.

Queda. Dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), gestora do aeroporto, mostram que o movimento de passageiros domésticos no terminal teve uma queda de 50% de janeiro a agosto deste ano ante o mesmo período de 2013.
O movimento este ano foi de 60.704 ante 121.657 passageiros registrado em 2013.

Investimento. A Infraero investiu R$ 16,6 milhões na ampliação do terminal, que teve a sua capacidade triplicada.
Na semana passada, a consultoria Urban Systems apontou o terminal como o de maior potencial de desenvolvimento dentre os aeroportos regionais do país selecionados pelo governo federal para o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional.


Operação
A companhia aérea Azul anunciou que vai deixar de operar no aeroporto de São José dos Campos a partir do dia 13 de novembro deste ano

Demanda
A empresa alega baixa demanda de passageiros

Investimento
A Infraero, gestora do terminal, investiu R$ 16,6 milhões na expansão do aeroporto

Negociação
Prefeito Carlinhos Almeida (PT) tentar reverter decisão da Azul. O seu governo marcou uma reunião com a empresa

Governo
Também o governo federal foi procurado pelo prefeito na tentativa de reverter o quadro

Movimento
Este ano foi de 60 mil pessoas



Usuários estão inconformados
São José dos Campos

Usuários do Aeroporto de São José dos Campos, surpreendidos pela decisão da Azul, estão inconformados com o fim da operação da empresa no terminal.
“Moro no Rio de Janeiro, mas sempre estou em São José dos Campos onde tenho negócios e familiares. Estou revoltado”, disse o empresário Luiz Fernando Magalhães, equanto aguardava embarque.
O diretor de vendas Joel de Oliveira Júnior viaja pelo menos uma vez por semana para o Rio e disse que a partir de novembro vai ficar mais complicado. “Acho que a Azul deve estar fazendo alguma pressão para continuar no aeroporto”, declarou.
O taxista Eduardo Emídio trabalha no aeroporto há 15 anos. “No último dia de voo, faço questão de transportar gratuitamente os passageiros do aeroporto”, declarou.

Empresa sustenta que há movimento
A Infraero sustenta que o aeroporto não ficará vazio. “O aeroporto não ficará vazio ou inoperante, uma vez que ele é um equipamento de infraestrutura público e tem como obrigação atender a todos os interessados em utilizá-lo. Entre os usuários estão também a aviação geral e jatos executivos, que utilizam as instalações com frequência”.

fonte/foto/OVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog