BIMOTOR CLONADO FAZ POUSO FORÇADO EM ÁREA DE LAVOURA APÓS APRESENTAR PROBLEMAS


Avião pousou em fazenda, a três quilômetros da cabeceira da pista do aeroporto de Sinop

Avião pousou em fazenda, a três quilômetros da cabeceira da pista do aeroporto de Sinop
Um avião bimotor Embraer EMB-810 Seneca, com prefixo PT-VDO, fez um pouso forçado, nesta terça-feira à tarde, em uma área de lavoura de milho recém-colhida, ao lado do Residencial Mondrian, em Sinop, quando fazia a aproximação para pousar no aeroporto municipal João Batista Figueiredo.

Conforme informações da polícia, o piloto retornava de Cuiabá e teve muita perícia, conseguindo pousar no terreno plano sem sofrer impacto e nem danificar a aeronave. Nem mesmo o trem de pouso sofreu avarias. O bimotor deverá ser retirado do local com o uso de um guincho.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por precaução, como é de praxe em acontecimentos desse tipo. O piloto, que não teve o nome divulgado, não informou qual o problema apresentado na aeronave para que fizesse o pouso forçado. Ele não portava nenhum documento do Seneca e foi levado até a delegacia para prestar esclarecimentos.

A Polícia Civil registrou boletim de ocorrência. O nome do proprietário do avião não fora informado. Porém, na página da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aparelho consta registrado para a empresa Esteio Engenharia e Aerolevantamentos, com sede em Curitiba.

Sob suspeita

Após uma versão desencontrada do piloto e da constatação da falta de documentação do avião, ele ficou sob suspeita. Policiais também apontaram que o prefixo estaria adulterado. Na página da  Esteio Engenharia e Aerolevantamentos, há uma foto do avião com prefixo PT-VDO. Contudo, há alguns detalhes de cor diferentes daquele que pousou esta tarde em Sinop. O bico é pintado de preto e há o emblema da empresa. Abaixo foto da aeronave " verdadeira".(logbook.draeronaves.com)
 
A diretoria da Esteio informou, ao Olhar Direto, via telefone, que o avião  PT-VDO está hoje em Pernambuco, voando a serviço na região de Caruaru, levantando forte suspeita de que o bimotor que desceu em Sinop esteja com prefixo clonado.

fonte/foto/OlharDireto 

Dados da aeronave via RAB



MATRÍCULA: PTVDO
Proprietário:
ESTEIO ENG.E AEROLEVANTAMENTOS SA
CPF/CGC:

Operador:
ESTEIO ENG.E AEROLEVANTAMENTOS SA
CPF/CGC:

Fabricante:
EMBRAER
Modelo:
EMB-810D
Número de Série:
810630
Tipo ICAO :
PA34
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MLTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 2 MOTORES CONVENCIONAIS
Peso Máximo de Decolagem:
2155 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
003


Categoria de Registro:
PRIVADA SERV.AEREO ESPECIALIZADO PUBLICO-AEROLEVANTAMENTO
Número dos Certificados (CM - CA):
11735
Situação no RAB:
ARROLAMENTO DE BENS SRF/ORDEM JUDICIAL
Data da Compra/Transferência:
110897


Data de Validade do CA:
15/03/17
Data de Validade da IAM:
090915
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 24/09/2014 08:17:35

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog