OS BLACK HAWK ESPECIAIS UTLIZADOS PELOS SEALS - INCLUINDO O STEALTH QUE CAIU




Todo mundo quer saber exatamente o quão parecido com uma missão de Call of Duty foi a operação para eliminar Bin Laden. Parte do que sabemos com certeza é que os caras do Navy SEALs fizeram o serviço, e que foram transportados até o local por outra tropa de elite – o 160th Special Operations Aviation Regiment, também conhecidos como Night Stalkers (Invasores Noturnos). Seus pássaros são versões especiais dos MH-60 Black Hawk. Um deles pode ser um novo e secreto helicóptero invisível aos radares. O problema: ele caiu.

Os Night Stalkers são chamados para missões que envolvem assalto direto, reconhecimento e inserção / extradição de forças especiais. Eles voam predominantemente quatro helicópteros: o MH-47E/G Chinook, o MH-60L DAP, o AH-6 Little Bird e as versões MH-60K/L/M do Black Hawk, todas elas talhadas para missões especiais.



O MH-60K é uma fera. Carrega 11 soldados totalmente equipados (ou até 10 toneladas de carga, dentro e fora), viaja a 295 km/h. Graças aos tanques de combustível auxiliares nos cabides, pode voar até 1.200 km sem reabastecimento, em qualquer condição de tempo. Como se não batasse, ainda possui uma sonda de reabastecimento em vôo.

As variações de armamento são da pesada: duas miniguns M134 de 7.62mm? Ou uma GAU-19 de 12.7 mm do tipo Gatling? E que tal um canhão automático M230 de 30 mm?



Além desses músculos, o MH-60K possui vários outros acessórios de combate. O jammer infravermelho ALQ-144 é feito para despistar mísseis antiaéreos portáteis. O radar de seguimento de terreno AN/APQ-174B permite o vôo cego, junto com a torre do Forward-Looking Infra-Red (FLIR), que também ajuda a guiar os mísseis AGM-114 Hellfire.

O que não era sabido até a ação contra Bin Laden é que provavelmente já existe uma versão ainda mais moderna e secreta do Black Hawk – e que, segundo alguns informes, foi o helicóptero que caiu durante a operação. Seus destroços acabaram destruídos pelos próprios SEALs.


De acordo com Bill Sweetman, no Aviation Week:
Trata-se de um helicóptero stealth (invisível aos radares) desenvolvido secretamente, provavemente uma versão bem modificada do Black Hawk. Fotos publicadas no Daily Mail e no Secret Projects mostram que a cauda desse helicóptero apresenta formas stealth na ponta da lança e nos estabilizadores, e uma cobertura sobre o rotor de cauda, além de uma pintura em cinza fosco para suprimir sinais infravermelhos, similar à utilizada em alguns V-22 Osprey.
As modificações mencionadas por Sweetman incluem soluções aerodinâmicas e de controle de vôo que permitem reduzir a velocidade e o barulho do rotor traseiro, a assinatura de radar da aeronave, e provavelmente alguns outros predicados secretos.



Sweetman também mencionou que as tecnologias altamente sensíveis a bordo desse Black Hawk stealth indicam o quão importante era a missão para os EUA. Permitir que esse pacote de truques caísse em mãos paquistanesas – ou em qualquer outro serviço de inteligência – seria uma enorme brecha militar. Por isso os SEAL destruíram o que sobrou.

Mas por mais moderno e poderoso que seja, o fato é que ele caiu em uma de suas primeiras missões. Independente de ter sido vítima de fogo inimigo ou falha própria, não se trata de um bom histórico para começar.

fonte/Jalopnick/US Army/ Carlos Aleman (Airliners.net),
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog