HELICÓPTERO DA POLÍCIA MILITAR DEVE COMEÇAR A OPERAR EM SOROCABA, SÃO PAULO, ATÉ AGOSTO




O helicóptero Águia 18, da Polícia Militar e que irá operar na região de Sorocaba, deve ser entregue entre julho e agosto, conforme estimativa do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM. A aeronave modelo Esquilo AS-350 B2 custou R$ 6 milhões e por enquanto está na base do Grupamento, no aeroporto do Campo de Marte, na cidade de São Paulo. Passa por fase de testes e trâmite para emissão das certificações e do seguro.

A vinda do helicóptero exclusivo para a PM de Sorocaba foi anunciada em junho do ano passado. São quatro para o interior de São Paulo: Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Sorocaba. O de Presidente Prudente, o Águia 16, já opera desde março. Os outros três devem ser entregues nos próximos meses.

O coronel Silvério Leme Filho, do Comando de Policiamento do Interior (CPI) 7, explica que a aeronave ocupará espaço no hangar do aeroporto de Sorocaba, que será alugado pela Prefeitura. “Os comandantes dos batalhões já iniciaram o planejamento de operações com apoio aéreo para quando o Águia 18 começar a ser utilizado”, segundo o comandante do CPI-7.

Oficial de relações públicas do Grupamento de Radiopatrulha Aérea, o tenente Rui Paulo Galletti estima que no mais tardar até agosto o helicóptero estará pronto para voos na região de Sorocaba. As certificações junto aos departamentos de aviação e o contrato de seguro são exigências de praxe. A entrega deverá contar com a presença do governador Alberto Goldman (PSDB).

Sobre o lugar para abrigo da aeronave no aeroporto, a Secretaria Municipal de Governo e Planejamento informou que está “ultimando as pesquisas para a locação de um hangar”. De acordo com Carlos Laino, secretário interino de Governo e Planejamento, ainda não existe um local definido pois é necessária autorização prévia do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) para sublocar o espaço. Segundo Laino, “tão logo o departamento autorize a locação, a secretaria fará a contratação da área conforme a legislação vigente”.

Ferramentas e equipamentos da base local do Águia 18 já foram adquiridos, diz Silvério. Ele ressalta que o espaço locado pela Prefeitura será provisório. “Um hangar próprio para o helicóptero da PM será construído com verba do Governo Estadual em terreno do aeroporto já reservado para essa finalidade”, conforme o coronel.

A equipe do Águia 18 será formada por cerca de 15 a 18 policiais: pilotos, tripulantes e mecânicos de manutenção.

Sete policiais, que já atuavam no CPI-7, fazem treinamento específico na capital. Um major irá comandar a equipe. Para Silvério, a aeronave exclusiva irá melhorar a estrutura de segurança na região de Sorocaba. A área do CPI-7 abrange Sorocaba e mais 78 municípios.

O helicóptero tem capacidade para transportar seis pessoas e inclui uma série de equipamentos, como rádio digital, computador de bordo que fornece mapas e rotas, holofote, guincho para resgate, aparelhos médicos de emergência, GPS de alta definição e câmera.

Silvério lista os usos para o Águia 18. No combate à criminalidade auxiliará em cercos policiais, perseguição a veículos em fuga, rebelião em presídios, localização de desmanches clandestinos e monitoramento ambiental. Também servirá para socorro em casos de acidentes de grandes proporções, pessoas ilhadas em enchentes e até transporte de órgãos para transplante.

fonte/JornalCruzeiroDoSul/PilotoPolicial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog