NUVEM DE CINZAS DE VULCÃO FECHA AEROPORTO NA ISLÂNDIA


Uma mudança na direção dos ventos provocou o deslocamento da nuvem de cinza do vulcão islandês, causando o fechamento temporário do aeroporto internacional de Keflavík, o principal terminal da Islândia, nesta sexta-feira.

As autoridades islandesas manterão o aeroporto fechado ao tráfego aéreo pelo menos até 11h (pelo horário de Brasília), e desviaram para o aeroporto de Akureyri, no norte do país, voos que chegaram dos EUA nesta sexta.

A nuvem de cinza se movimenta agora em direção oeste e sudoeste e alcançou nas últimas horas, pela primeira vez desde o início da erupção há um mês, localidades situadas a oeste do vulcão, como a de Selfoss.

A erupção do vulcão continua estável, e a nuvem de cinza e gás subiu até seis mil metros de altitude devido a ventos fortes e a uma corrente de ar instável procedente do sul da Islândia, informou o Instituto Meteorológico Islandês.

A geleira onde está o vulcão sofreu na quinta-feira quatro pequenos terremotos, que aparentemente não mudaram a intensidade da erupção, e também não há indícios de que ela vá se extinguir em breve, segundo os especialistas.
 
fonte/EFE/Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog